Pixe Facebook Gamefik

Quatro soluções para modernizar a sua escola

Existe algo em comum em todas as sociedades: existe a preocupação de ensinar as crianças. Isso é um fato consumado, elas precisam ser preparadas para viver no mundo, múltiplo, complexo e exigente que vivemos. É natural que aprendam sobre a história de seu povo, a respeito da língua e a realizar operações mentais essenciais para a vida.

Mas o que fazer quando a sociedade muda?

Vivemos em um mundo em constante movimento que não é mais o mesmo de 10, 20 anos atrás, no qual a eficácia no ensino das disciplinas tradicionais era a maior meta das escolas.

Vivemos em uma sociedade tomada pelo crescimento exponencial da internet, que sobrepõe todas as áreas da vida. O mercado, como sabemos, já não é mais o mesmo, com o crescimento das soluções online e do marketing digital. Mesmo nossas relações sociais já não são as mesmas, com o crescimento das redes sociais.

Nesse contexto, é imprescindível que as escolas encontrem soluções para ampliar e modernizar a abordagem, oferecendo aos pais e alunos uma educação que esteja em compasso com a atualidade.

Pensando nisso, a Gamefik preparou um artigo com 4 soluções que podem contribuir para a modernização de sua escola! Imperdível! Veja abaixo.

1 – Ampliar a infra-estrutura tecnológica

Muito é dito a respeito de modernizar as escolas por meio da tecnologia. No entanto, a parte física, de infra-estrutura, é pouco abordada nos sites pedagógicos e educacionais.

Essa parte da modernização das escolas trata de um tipo de investimento que pode torcer um pouco o nariz do setor financeiro, mas os resultados podem ser grandiosos e produzir grande impacto na opinião de pais e alunos interessados em um ensino de ponta.

Uma primeira coisa necessária para modernizar a escola é investir em um sistema de redes fluído, funcional e otimizado para a utilização da escola. Não adianta você propagar a imagem de uma escola moderna e informatizada se a o wifi e a rede da escola não funciona adequadamente, por exemplo.

É preciso investir nesse tipo de estrutura, com equipamentos bem distribuídos e manutenção contínua. Muitas escolas sofrem com internet mal distribuída, que não pega em determinadas salas, o que pode prejudicar o uso de ferramentas educacionais que abordaremos melhor adiante.

Como sabemos, a propaganda mais efetiva ocorre no “boca a boca” e, especialmente no caso das escolas, a divulgação de um serviço que não é entregue com excelência se propaga rapidamente.

Para trabalhar essa questão é importante que a escola conte com um sistema de redes profissional e é recomendado que contratem um serviço terceirizado, focado em alta performance.

A depender do uso planejado pela escola, adquirir gadgets como tablets e computadores pode ser necessário. Após esse passo, existem muitas formas de como inserir a tecnologia no mundo da educação. Entenda um pouco mais no próximo tópico!

2 – Utilizar a tecnologia para atrair a atenção e melhorar o ensino

Falamos um pouco sobre infra-estrutura tecnológica na sessão anterior, a parte de hardware do trabalho. No entanto, colocar “temos wifi” na divulgação da escola no período de matrículas não será necessariamente atrativo para os pais.

Pelo contrário, é preciso que essa base tecnológica seja utilizada na aplicação de inovações pedagógicas e educacionais, capazes de atrair os alunos e fomentar performance e aumento de aprendizado ao invés de acumar mais distração no pacote.

Essa é a questão essencial da aplicação da tecnologia para fins educacionais. A verdade é que os alunos estão totalmente inseridos nesse mundo e os professores, muitas vezes, têm de disputar a atenção com os celulares de alunos invadidos de aplicações viciantes, como o feed do Instagram e grupos de Whatsapp. Isso é uma realidade nas salas de aula desde que a democratização da tecnologia mobile começou a se desenvolver.

Veja abaixo algumas das formas de trabalhar a tecnologia para atrair a atenção dos alunos ao invés de competir com as redes sociais

3 – Aproximar a família do ensino

No modelo tradicional de educação costuma existir uma distância entre a vida escolar e familiar. Muitas vezes, os pais só entram em contato com o ensino de seus filhos por meio de reuniões de pais e boletins escolares.

Diminuir essa distância e inserir os pais na vida escolar é uma tarefa de escolas que se pretendem realmente modernas.

A tecnologia pode ajudar muito nesse processo. Já vivemos em um mundo em que a interação digital atingiu níveis nunca antes desbravados e as escolas devem incorporar esse sistema em sua pedagogia.

Uma escola inserida no mundo tecnológico deve possuir um sistema digital para que os pais possam acessar materiais como planejamento pedagógico, notas de seus filhos, bem como a possibilidade de participarem e interagirem efetivamente de conteúdos vistos em sala de aula.

A tecnologia auxilia nesse ponto pois, por meio de um app para celular, por exemplo, os pais podem entrar em contato com o ensino dos filhos nos intervalos de trabalho, durante tarefas caseiras, etc, sem precisar se deslocarem até a escola. Além disso, esse sistema pode produzir uma interação maior entre professores e alunos, aproximando as famílias da vida escolar.

No mercado o ClassApp é uma alternativa para dar este passo, pelo valor gasto equiparado a uma agenda de papel por aluno você consegue conectar toda a escola.

4 – Inovações metodológicas

Uma escola moderna não apenas se beneficia da tecnologia, mas busca incorporar as inovações científicas e pedagógicas na sua abordagem de ensino. Abaixo, listamos algumas inovações muito úteis para desenvolver uma relação mais colaborativa e dinâmica em sala de aula.

Por hoje é isso! Esperamos que essas dicas possam ajudar o processo de modernização de sua escola com grandes efeitos! Ficou alguma dúvida? É só comentar e entrar em contato com a Gamefik!