Pixe Facebook Gamefik

A gamificação pode ser a solução que você precisa para engajar pessoas em torno de um objetivo em comum. Conheça tudo sobre esse assunto!

Há muito tempo, os jogos fazem parte da vida das pessoas, em especial de crianças e jovens. No entanto, o que era um simples divertimento ganhou novas proporções. Hoje, o Brasil é o 13º maior mercado de games do mundo e, para se ter uma ideia, o faturamento com esse setor foi de 1,5 bilhão de dólares em 2017 — com previsão para aumentar esse valor em 5,3% até 2022.

Mas há muitos resultados por trás desse sucesso todo com os games. Você sabia que eles podem, inclusive, tornar-se uma solução de negócios para escolas e empresas de diferentes portes e segmentos? É nesse sentido que entra em cena a gamificação.

Neste artigo, você terá um guia completo sobre a gamificação: entenda o que é, quais são as principais vantagens de sua aplicação e alguns exemplos de como ela funciona na prática. Boa leitura!


O que é gamificação?


A gamificação utiliza elementos de jogos para criar uma realidade virtual sobre uma vivência do cotidiano das pessoas. Dessa maneira, os desafios, missões e, consequentemente, bonificações se unem para motivá-las a desempenhar algum papel dentro desse sistema criado para a conquista do objetivo.

Do inglês gamification, a gamificação se constrói com base nestes quatro elementos dos jogos:

Além disso, é comum ter a inserção de outros elementos, como a segmentação de um prazo, construção de avatares (perfis no jogo), placares com os participantes que tiveram os melhores resultados ou até mesmo medalhas para os três primeiros colocados.

É possível utilizar jogos prontos, principalmente os já consagrados no mercado de games, para construir uma boa estratégia de gamificação. No entanto, o ideal é que seja idealizado algo totalmente novo, que aproveite das particularidades da instituição (em qualquer um dos setores possíveis, como veremos mais adiante neste artigo) para personalizar a experiência e promover ainda mais engajamento.

Apesar de existir desde o início dos anos 2000, o termo gamificação só passou a ser amplamente usado no mercado a partir de 2010. Mas a ideia de utilizar jogos em situações do cotidiano é bem mais antiga: em 1973, Charles Conradt já disseminava essa ideia, por meio de suas consultorias. Até então, ele defendia que as empresas poderiam se beneficiar desses elementos para potencializar o trabalho das equipes.

Por ser um termo tão utilizado nos últimos anos, muitas pessoas têm uma vaga ideia do seu significado, principalmente quando associam-no à palavra “games”. É então que surgem concepções equivocadas sobre o uso da gamificação — e, se aplicados de qualquer forma, não promovem os mesmos resultados. Isso nos leva ao seguinte ponto:

O que não é gamificação?

Diante dessa definição ampla, muitas dúvidas ficam no ar. Afinal, quase tudo que vemos hoje é, de fato, gamificação? Na verdade, não. Muitas pessoas ou instituições podem utilizar jogos e seus elementos-chave para uma determinada finalidade sem estarem, necessariamente, adequando-se a essa prática.

Enquanto um game é uma atividade repleta de regras para motivar uma ação dos participantes, a gamificação vai além: ela se preocupa em compor um processo ao redor desses elementos de jogos, tornando-os aplicáveis à vida real. Isso significa que fazer uma competição de vendas para uma campanha não é o mesmo que promover uma ação de longo prazo para potencializar os resultados de uma equipe, por exemplo.

Da mesma forma, gamificação também não é um programa de incentivo — desses que vemos no comércio para impulsionar as vendas. Não é o compartilhamento de um post nas redes sociais em troca de um benefício. Logo, vale notar que se trata muito mais de motivar e engajar do que simplesmente entreter ou recompensar.

Vale ressaltar ainda que a gamificação não é algo necessariamente infantilizado. Esse pensamento se explica devido à relação entre ludicidade e infância que sempre existiu na sociedade. Mais uma vez, pensam que a estratégia se resume a jogos, estrelas e badges. A realidade é que ela pode se adaptar conforme a motivação e o público-alvo.


Quais são os benefícios da gamificação?


Quando se pensa em gamificação, a primeira vantagem que vem em mente é a diversão que ela proporciona às pessoas — e, principalmente, às crianças. Isso porque ela transforma atividades já estabelecidas na rotina em novidade. Mas não é somente isso.

Confira, a seguir, outros benefícios da gamificação!

Desenvolve o senso de responsabilidade

Toda gamificação apresenta um objetivo final para quem interage com seus processos. Logo, fica a cargo dessa pessoa ir em busca de meios para conquistar a vitória. Ela sabe que, a depender de suas ações, pode se aproximar ou se afastar rapidamente desse benefício.

A partir de então, o senso de responsabilidade ganha forças e a motiva a desenvolver habilidades necessárias ou mesmo concluir tarefas que resultem nessa vitória.

Desperta o interesse e promove a motivação

Esse talvez seja o principal benefício da gamificação. Afinal, você está transformando uma situação comum da vida de uma pessoa em um processo em que ela precisa cumprir missões e lidar com desafios para receber uma recompensa.

Isso já desperta um interesse maior sobre o objetivo do que simplesmente cumprir essas missões porque alguém ordenou. Essa pessoa se torna parte do problema, um verdadeiro participante que precisa desempenhar funções para tal. Além disso, ainda comunica e recebe os feedbacks em tempo real, contribuindo para a estratégia como um todo.

Estimula a resolução de problemas

Para chegar à conquista do objetivo, existem alguns problemas na jornada — e eles podem ser, inclusive, parte das fases estipuladas. Dessa forma, a pessoa trabalha diferentes formas para contorná-lo ou resolvê-lo, com base em criatividade e bom desempenho. Como existe um prazo a ser cumprido, essa solução precisa ser rápida e eficiente.

Torna o conteúdo mais acessível

Em qualquer que seja o local em que a gamificação é inserida, existe um propósito por trás dessa estratégia — que pode ser desde adquirir soft skills (habilidades referentes à personalidade) até desenvolver alguma função dentro de tal ambiente. De alguma forma, uma mensagem precisa ser transmitida.

Com os elementos de jogos e essa vida dada ao processo, essa mensagem se torna mais acessível para os participantes, que fazem qualquer esforço para entendê-la. Afinal, seu sucesso nas missões depende dessa compreensão.

Melhora a concentração

Para atingir os objetivos propostos por um jogo da melhor forma, a pessoa, inevitavelmente, vai direcionar seu foco para a atividade. Nesse cenário, ela pode passar horas em frente ao console do game sem nem perceber.

Muitas vezes, essa prática é bastante temida pelos pais, que não querem ver seus filhos presos ao videogame o tempo todo. Porém, quando aliada ao ensino e à gamificação, ela é capaz de manter crianças e adolescentes concentrados em um conteúdo disciplinar de História ou Geografia, por exemplo. Em vez de ler dezenas de páginas em um livro, eles conseguem interagir com as matérias e aprender enquanto se divertem.

Incentiva o trabalho em equipe

Se nem todos os jogos são idealizados para uma atuação individualizada, a gamificação também não precisa ser. Isso porque ela pode servir para motivar uma equipe de colaboradores a conquistarem bons resultados ou uma turma escolar a aprender em conjunto.

Nessas situações, em que um participante depende do outro para atingir um objetivo, percebe-se o incentivo ao comportamento de espelho e um consequente senso de responsabilidade. 


Exemplos da gamificação: como ela funciona na prática?


Com tantos benefícios, possivelmente você já quer saber como aplicar a gamificação no cotidiano do seu negócio, não é mesmo? Mas, antes, é preciso entender um pouco mais sobre como ela funciona na prática. Em primeiro lugar, vale ressaltar que ela deve ter objetivos definidos e claros, motivar uma competição saudável e, sobretudo, ser desafiadora na medida certa.

Quer saber mais sobre essas aplicações? Então, fique atento a este tópico, pois as informações a seguir podem dar boas ideias para a sua estratégia. Confira os principais exemplos da gamificação!

Educação

A gamificação na educação não significa apenas levar jogos prontos para dentro de sala de aula. Por mais que esse seja um incentivo para crianças e jovens, ainda não é o suficiente para conseguir o engajamento necessário e promover a motivação.

A razão pela qual a gamificação ganha forças no ambiente escolar está diretamente relacionada ao público que hoje compõe as escolas. São crianças e adolescentes que nasceram em meados dos anos 2000 ou nos seguintes. Chamados de nativos digitais, eles já têm uma conexão instantânea com a tecnologia e, portanto, respondem melhor a soluções que envolvem o universo virtual.

Um professor pode criar uma série de missões para seus alunos e cadastrar em uma plataforma virtual — ao fazer a tarefa de casa por 10 dias consecutivos, não faltar às aulas e manter os cadernos organizados, por exemplo, eles perdem ou ganham unidades por suas ações. O objetivo, nesse sistema, é conseguir uma quantia de pontos para realizar trocas pelos prêmios estipulados pela escola.

Contudo, por trás dessa diversão, os benefícios envolvem um aprendizado mais dinâmico, um engajamento maior com as lições, trabalhos e a própria aula, além tirar o sentimento de que a escola é somente mais uma obrigação de sua vida. Nessa estratégia, conteúdos complexos podem ser divididos em pequenas metas, facilitando a transmissão e a assimilação de conhecimentos.

Empresas

Como vimos, o universo corporativo foi o primeiro palco da gamificação. O objetivo maior de sua implementação é motivar os colaboradores em prol de melhores resultados para o negócio e a potencialização de sua produtividade. Afinal, com um sistema gamificado, eles trabalham melhor com as competências que têm e ainda adquirem novas para compor sua carreira.

Uma organização pode inserir a gamificação para lançar um produto, por exemplo. Algumas das missões envolvem desde o simples compartilhamento da novidade nas redes sociais até a resolução de algum desafio desse lançamento. Cada uma delas passa por um processo que, normalmente, somente uma equipe teria acesso. Com essa prática, a organização toda se mobiliza para entender as propostas e criar as melhores soluções para os clientes.

Cada etapa pode conferir pontos tanto para a equipe em si quanto para colaboradores em particular, o que incentiva ainda mais o bom desempenho em geral. Ao final desse processo, aqueles que tiverem as maiores pontuações recebem um reconhecimento. Pegando esse cenário para análise, podemos notar praticamente todos os benefícios da gamificação apresentados anteriormente.

Comércio

No cenário comercial, é muito fácil confundir simples programas de incentivo e gamificação. Como vimos, o primeiro se restringe a propor ações em troca de benefícios, enquanto o segundo envolve todo um processo e um engajamento de maior prazo.

Você pode perceber que é completamente diferente oferecer descontos para que um consumidor faça um pedido em um aplicativo de e-commerce do que propor um circuito de desafios para ajudar no lançamento de um produto, certo? No comércio, em vez de colaboradores, é possível trazer os clientes para dentro da solução.

Com todas essas informações, já foi possível perceber que a gamificação é algo que só tem a agregar na vida das pessoas, desde crianças em diferentes estágios de aprendizagem até profissionais em desenvolvimento. Ela pode ser a solução de que você precisa para estimular diversas competências e conquistar resultados positivos em curto prazo.

Se você acredita que a gamificação pode ajudar outras pessoas em seus negócios ou mesmo na carreira, não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais!

Sugestões de chamadas para redes sociais: 

Você sabia que o Brasil é o 13º maior mercado de games do mundo? É por esse potencial todo que usar a gamificação pode ser o diferencial que seu negócio precisa. Conheça mais neste artigo! 

Quando você utiliza elementos de jogos em uma atividade comum, o engajamento dos participantes e a motivação são resultados certeiros. Saiba mais sobre o que é gamificação e como ela pode ser decisiva! 

Quer conhecer tudo sobre gamificação e começar a aplicá-la em seu negócio? Confira este guia completo que preparamos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *